Olá, eu também sou uma autista, tenho 32 anos e tive um diagnóstico tardio aos 24 anos, sou grau 2 de suporte e vivo com meus pais. Tenho uma vida à base de ansiolíticos e antidepressivos e uns para epilepsia que é uma das comorbidades que me acometem, mas sou feliz.
Tenho dois tipos de stims. Stims são movimentos que nos auto regulam, pode ser no estresse ou num pico de euforia, no meu caso eu bato palmas bem rápido ou contra o peito. Algumas pessoas ainda não entendem e olham com cara feia, mas já aprendi a ignorar. Existem vários tipos de stims, varia de cada autista.
Eu tenho crises, nem tudo são flores. A mais comum é o Meltdown, que é um acúmulo sensorial devido ao som alto, poluição visual ou olfativa que desencadeiam uma crise nervosa que não dá pra controlar, incluindo choro, dor de cabeça, raiva, auto mutilação e outros. No meu caso foi só choro, dor, raiva e agitação. Agora sobre o Showtdown eu tive poucas vezes mas foram tensas, é como se um potinho de água transbordasse e você ficasse inerte vendo aquilo sem a mínima reação, assim é com o mundo, você está tão sobrecarregada que transborda e não toma decisão de mais nada.
Dizem que o autismo ocorre muito mais em meninos, isso é um mito. Ele é muito mais percebido e diagnosticável em meninos. Isso ocorre porque as meninas usam uma técnica chamada Masking, que é espelhar-se nos modos e jeitos de outras garotas neurotípicas (normais) e copiá-las mascarando o autismo. Assim foi comigo por muitos anos.
O símbolo do autismo antes, era uma peça de quebra cabeças azul, quebra cabeças como se algo faltasse em nós na socialização e azul
porque era mais comum em meninos. Mas isso mundou! Não falta nada em nós e temos tantos meninos quanto meninas no espectro autista. Agora nosso símbolo é um infinito em arco íris.
Lembrando que o autismo é um espectro, que é como uma paletra de cores, nenhum é igual ao outro. Cada um com suas vivências e peculiaridades. Alguns desenvolvem super habilidades, outros nenhuma, e tá tudo bem!
Agora temos o cordão de girassol 🌻 que serve para identificar doenças não vistas a olho nu, o autismo é o primeiro da lista, nos ajuda em caixas preferenciais, enfrentar filas, todas essas coisas que são sufocantes pra nós.
Se eu me lembrar de mais alguma coisa eu atualizo aqui.